quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Museu do perfume

Para quem adora perfumes vale a pena visitar o "Espaço Perfume Arte + História"  em São Paulo. Apesar de contar 5 mil anos da história do perfume e trazer relíquias como um frasco encomendado por Napoleão Bonaparte, o espaço não foi batizado oficialmente de museu, podendo ser chamado de galeria ou até de osmoteca, que é uma biblioteca de cheiros.

Visitar o espaço é um tipo de programa que não dá para fazer de nariz entupido. Uma das principais atrações, por exemplo, é o núcleo batizado de Pirâmide Olfativa. Um equipamento importado da França exibe um vídeo explicativo sobre as três “partes” do perfume: notas de saída, corpo e fundo, até chegar ao perfume completo.

Ao mesmo tempo em que o vídeo é exibido, as fragrâncias são exaladas em um equipamento acima do visitante, estimulando a audição, a visão e o olfato.

Para contar os 5 mil ano de história do perfume, o espaço transformou as paredes em uma enorme vitrine. Há relíquias históricas como um vidro datado de 1.500 a.C. e usado para guardar o produto. Destaque ainda para um exemplar original da Eau de Cologne Royale - Jean Marie Farina, a água de colônia encomendada por Napoleão Bonaparte para a mulher. O vidro também foi pensado para agradar o imperador, que guardava o frasco na bota.

Perfume encomendado por Napoleão Bonaparte
(vidro verde) tinha embalagem apropriada
para caber na bota (Foto: Claudia Silveira/G1)

O acervo conta, ao todo, com mais de 500 peças históricas distribuídas em uma área de 210 m², sendo sete núcleo no térreo e três no mezanino, somando mais de 20 vitrines. Há perfumes famosos, como Chanel no. 5, além das fragrâncias criadas por e para celebridades.

Por trás do Espaço Perfume Arte + História está o Grupo Boticário e um investimento de R$ 1,5 milhão, em parceria com a Faculdade Santa Marcelina. Esse projeto não é novidade no Brasil. Curitiba já teve o seu Espaço Perfume, mas, segundo a organização, o acervo foi transferido para São Paulo.

Moda e Perfume
Em uma ação inédita no Brasil, o espaço mostra a estreita relação entre moda e perfumaria, destacando as fragrâncias que levam o nome de estilistas famosos, como Giorgio Armani, Paco Rabanne, Marc Jacobs, Nina Ricci, e, claro, Coco Chanel. Na lista, os visitantes sentem falta de nomes nacionais. De fato, a moda brasileira ainda engatinha no licenciamento de perfumes.

Espaço Perfume Arte + História
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110, Perdizes, São Paulo. Entrada gratuita
Horários de visitação: de terça-feira, quarta e sábado, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 20h; e domingo, das 12h às 18h. Última entrada: 40 minutos antes do fechamento.
Outras informações pelo telefone: (11) 2361-7728.

 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário